top of page

Casa Ateliê é um projeto iniciado em 2015, que se propõe à criação de um trabalho integrado entre arte, saúde e educação, através da realização de oficinas artísticas e eventos culturais em duas unidades do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), se desdobrando, assim, em duas frentes de trabalho: o Ateliê de Múltiplas Linguagens, na Vila da Psiquiatria – Unidade Docente de Atendimento Psiquiátrico e as atividades educativas no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente – NESA.

 

Nossa equipe é formada por professores e estudantes, bolsistas e voluntários, de graduação e pós-graduação do curso de Artes Visuais da UERJ, sob coordenação da Prof.ª Dra. Denise Espírito Santo.

DSC_3154-1.jpg

O Projeto Casa Ateliê teve seu início marcado pela adaptação de uma das casas da Vila da Psiquiatria do HUPE para receber o primeiro Ateliê de Cerâmica, possibilitada pelo financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. Mais tarde, o projeto Casa Ateliê passou a ser financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ.

DSC_3114-1.jpg

No Ateliê, pacientes e seus familiares, orientados pelos integrantes do projeto, podem experienciar variadas linguagens artísticas em oficinas de cerâmica, abrangendo ainda oficina de canto e produção de imagens. No ano de 2015, o Projeto Casa Ateliê instituiu mais uma frente de trabalho, passando a realizar atividades educativas no espaço ambulatorial do NESA, para as crianças e os adolescentes que aguardam atendimento médico.

Elaborado a partir de referências no Brasil no campo clínico e baseado no conceito filosófico de rede, criado nos anos 1960 por Fernand Deligny, embrião que despertou o desenvolvimento do conceito de rizoma por Gilles Deleuze e Félix Guattari, o projeto Casa Ateliê acompanha iniciativas que historicamente traçaram aproximações entre a arte e as práticas terapêuticas, de onde se pode aferir os benefícios que o trabalho com arte em ambulatórios, enfermarias e outros espaços de saúde oferecem aos pacientes. 

 

O projeto Casa Ateliê busca ressignificar o ambiente hospitalar, alcançando uma atmosfera de cuidados e de escuta aos sujeitos que ali se tratam, e ainda, oferecer insumos para a reorientação curricular dos cursos de Artes e de Medicina. Com isso, vem contribuindo para o fortalecimento de outras redes de serviços públicos no Estado do Rio de Janeiro que já atuam neste espaço liminar da arte, da educação, da clínica e das políticas públicas para a área de saúde.

bottom of page